Notícias

Encontros Microrregionais preparam para o 9º CEP 

Com o intuito de preparar e garantir a ampla participação no 9° Congresso Estadual de Profissionais do Ceará (CEP), as entidades integrantes do Sistema Confea/Crea no estado realizaram no interior cearense, entre os dias 5 e 25 deste mês, os Encontros Microrregionais.

O 9º Congresso Estadual de Profissionais do Ceará (CEP) será realizado nos dias três e quatro de junho, no Clube de Engenharia, em Fortaleza, é coordenado pelo vice-presidente do Crea-CE, engenheiro mecânico Alberto Leite Belchior, e conta que com o apoio da Mútua. O evento ocorre em todos os estados do Pais com a finalidade de aprofundar os debates, democratizar as discussões e reunir o maior número possível de propostas a serem levadas ao 9º Congresso Nacional de Profissionais (CNP).

Os Encontros Microrregionais tiveram, também, a finalidade de ampliar a participação dos profissionais em um evento, ainda maior que o CEP, o Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que será realizado nos dias um, dois e três de setembro, em Foz do Iguaçu (PR). Este ano, o tema abordado pela CNP é "O Sistema Confea/Crea e Mútua em defesa da engenharia e agronomia brasileiras"

Tianguá

Tianguá recebeu, na noite do dia 19 de maio, a terceira reunião preparatória para a CEP, que aconteceu no Centro de Educação Básica (CEB). Dentre as palestras proferidas, os presentes puderam, através das explicações do diretor geral da Mútua-CE, Gerardo Santos Filho, conhecer melhor as atividades da Mútua.

Juazeiro do Norte

Dando sequência a programação dos encontros, na terça-feira (24), foi a vez de Juazeiro do Norte receber o evento, que aconteceu na Universidade Regional do Cariri (URCA). A reunião contou com a apresentação sobre o ensino/pesquisa nos cursos de engenharia e agronomia, a respeito da energia solar, reuso da água e sobre os benefícios da Mútua, além da explanação referente ao 9° CEP e eleição de delegados da região.

Crateús

O auditório da inspetoria de Crateús foi palco do último encontro microrregional antes da realização do 9° Congresso Estadual de Profissionais do Ceará (CEP). Na ocasião, a engenheira Antônia Fabiana Marques Almeida proferiu palestra acerca da importância da engenharia de tráfego na segurança viária. Como em todos os encontros anteriores, em Crateús também foram eleitos os delegados que participarão do 9° CEP.

Realização

Os encontros são uma realização das entidades integrantes do Sistema Confea/Crea no Ceará. São elas: a Associação Brasileira dos Engenheiros Civis (Abenc-CE); Associação de Engenheiros Agrônomos do Ceará (Aeac); Associação dos Engenheiros Mecânicos e Industriais do Ceará (AEMI-CE); Associação dos Engenheiros de Pesca do Ceará (AEP-CE); Associação Profissional dos Geólogos do Ceará (APGCE), Associação Profissional dos Geógrafos do Estado do Ceará (Aprogeo-CE); Clube de Engenharia do Ceará (CEC); Instituto Brasileiro de Auditoria de Engenharia (IBRAENG-CE); Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Ceará (Ibape-CE); Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (Senge-CE); Universidade Estadual do Ceará (UECE); Universidade de Fortaleza (Unifor); e Universidade Federal do Ceará (UFC).

Assessoria de Imprensa do Crea-CE


Encontros Microrregionais marcam o mês de maio 

Na manhã de ontem (5), deu-se início aos encontros microrregionais preparatórios para o 9° Congresso Estadual de Profissionais (CEP). Os eventos têm o intuito de divulgar e garantir a participação dos profissionais cearenses no congresso tanto estadual quanto nacional. O CEP e os encontros no interior do estado são promovidos pelas entidades de classe do sistema profissional e pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE).

9º CEP

O Congresso Estadual de Profissionais (CEP) é uma conferência realizada em todos os estados com a finalidade de aprofundar os debates, democratizar as discussões e reunir o maior número possível de propostas a serem levadas ao Congresso Nacional de Profissionais (CNP).

Este ano, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE) realiza a nona edição da CEP, nos dias três e quatro de junho, no Clube de Engenharia do Ceará (CEC), em Fortaleza.

9º CNP

O Congresso Nacional de Profissionais (CNP) que, em sua 9° edição, tem como tema de discussão "O Sistema Confea/Crea e Mútua em defesa da Engenharia Brasileira", acontecerá nos dias dois e três de setembro, em Foz do Iguaçu (PR).

O objetivo da CNP é discutir e propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação, visando à participação dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea no desenvolvimento nacional, proporcionando maior integração com a sociedade e entidades governamentais.

Encontros Preparatórios

Os encontros microrregionais acontecerão durante todo o mês de maio, e seu primeiro evento foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, no Campus de Aracati, contando com a presença do engenheiro mecânico e segundo vice-presidente do Crea-CE, Alberto Leite Barbosa Belchior, em sua abertura. Alberto Belchior, que é o coordenador desses eventos, saudou os presentes e, em seguida, explanou, rapidamente, sobre o CEP e o CNP e sobre a engenharia.

Posteriormente, o diretor geral da Mútua-CE, engenheiro Gerardo Santos Filho, fez uma apresentação acerca da Mútua, seus objetivos e serviços oferecidos. Já o diretor da Associação dos Engenheiros de Pesca do Estado do Ceará (AEP-CE), João Henrique Cavalcante Bezerra, discorreu sobre "Ação e Trabalho na Engenharia de Pesca".

Finalizando a reunião, foram apresentadas as propostas tanto do Congresso Estadual de Profissionais (CEP), quanto do Congresso Nacional de Profissionais (CNP) pela presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado do Ceará (Senge-CE), a engenheira-agrônoma Maria Helena de Araújo.

Fique atento

Os próximos encontros microrregionais acontecerão, neste mês, nos seguintes dias e locais:

06 - Limoeiro do Norte;

19 - Tianguá;

24 - Juazeiro do Norte;

25 - Crateús


Assessoria de Imprensa do Crea-CE


"O Sistema Confea/Crea e Mútua em defesa da Engenharia e Agronomia Brasileiras" é o tema central do 9º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que em 2016 acontece paralelo a 73ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), em Foz do Iguaçu (PR), de 29 de agosto a 3 de setembro próximos.

Em 2016, o CNP, a ser realizado nos dias 2 e 3 de setembro, trará como eixos temáticos: Defesa e fortalecimento da engenharia e da agronomia junto à sociedade; Tecnologia e inovação; Carreira e prerrogativas da engenharia e da agronomia.

Realizado a cada três anos, o CNP é um fórum organizado pelo Confea, apoiado pelos Creas e pelas entidades nacionais, que tem por objetivo discutir e propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação, visando à participação dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea no desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais.

Para participar do CNP, basta o profissional estar em situação regular junto ao seu conselho. Por sua vez, com a finalidade de aprofundar os debates, democratizar as discussões e reunir um maior número possível de propostas, os conselhos regionais de engenharia e agronomia de cada estado da federação organizam o Congresso Estadual de Profissionais (CEP). Nesse fórum, são eleitos os delegados estaduais que participarão do 9º CNP. 


Reunião enfoca o 9º Congresso Estadual de Profissionais (CEP) 

A quarta reunião da comissão organizadora do 9º Congresso Estadual de Profissionais aconteceu na tarde de hoje (15) na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE). O objetivo foi discutir a preparação e organização do 9º CEP, bem como traçar metodologia e prazos para a elaboração de peças de divulgação do evento, que será realizado nos dias 3 e 4 de junho próximo, nas dependências do Clube de Engenharia do Ceará (CEC).

O CEP é um fórum organizado no âmbito de sua jurisdição, no caso o estado do Ceará, em parceria com entidades de classe e instituições de ensino, com a finalidade de eleger os delegados estaduais que participarão do 9º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), neste ano a ser realizado em Foz do Iguaçu (PR), de 2 a 3 de setembro.

Por sua vez, o CNP é promovido pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), pelos Creas e entidades nacionais, buscando discutir e propor políticas, estratégias e programas de atuação, visando à participação dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea no desenvolvimento nacional.

A cada três anos, os conselhos regionais de engenharia e agronomia de cada estado da federação promovem o CEP com a finalidade de reunir propostas, anseios e necessidades que serão apresentadas e discutidas no CNP. Para participar, basta ser profissional do Sistema Confea/Crea, estar em situação regular junto ao seu conselho e não ter registros de infrações éticas nos últimos cinco anos. Os estudantes de cursos ligados ao sistema e membros da sociedade terão o direito de voz, mas não de voto.

Em 2016, o Congresso Nacional de Profissionais (CNP) acontecerá em paralelo a 73ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), que acontecerá em Foz do Iguaçu (PR), de 29 de agosto a três de setembro próximo. "O Sistema Confea/Crea e Mútua em defesa da Engenharia e Agronomia Brasileiras" será o tema central do 9º CNP, que trará como eixos temáticos: Defesa e Fortalecimento da Engenharia e Agronomia junto à Sociedade; Tecnologia e Inovação; Carreira e Prerrogativas da Engenharia e Agronomia.

Para garantir a participação de diversas profissionais do Estado do Ceará, o CEP será precedido de encontros microrregionais no decorrer do mês de maio. O primeiro deles será em Aracati, no dia cinco. Em seguida, ocorrerão em Limoeiro do Norte, no dia seis; Tianguá, dia 20; Juazeiro do Norte, 24 e Crateús, 25 .

Comissão organizadora

O eng. mecânico e segundo vice-presidente do Crea-CE, Alberto Leite Barbosa Belchior, é o coordenador da Comissão Organizadora do 9º CEP. Integram, ainda, a comissão o geólogo e primeiro vice-presidente do Crea-CE, João César de Freitas Pinheiro, na condição de coordenador adjunto; a eng. agron. e presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado do Ceará (Senge-CE), Maria Helena de Araújo; membro da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado do Ceará (Aeac), Francisco de Assis Bezerra Leite; o presidente da Associação Profissional dos Geógrafos do Estado do Ceará (Aprogeo), Francisco Fontenele Meira, e o membro da Associação dos Engenheiros de Pesca do Estado do Ceará, João Henrique Cavalcante Bezerra.

Na reunião de hoje, o coordenador Alberto Leite Barbosa Belchior lembrou que para concorrer ao cargo de delegado no 9º CNP, representando o Ceará, o interessado precisará ter apresentado proposta de trabalho sobre um dos temas do Congresso Nacional de Profissionais. Também adiantou que os encontros nas microrregiões, nas inspetorias do Crea-CE, incluirão palestras sobre os assuntos em foco no evento em Foz do Iguaçu. Já Maria Helena Araújo acrescentou que, brevemente, será lançado no site do Crea-CE um link que poderá ser acessado por quem deseja colher maiores informações sobre o processo de eleição dos delegados, acerca do CEP e, ainda, do CNP.

Mozarly Almeida
Assessora de Imprensa do Crea-CE

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará | Contato: 85 3453-5863 | 9cep@creace.org.br
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora